Pages - Menu

segunda-feira, 27 de março de 2017

Contador: Fundamental em nossa empresa


O Escritório Contábil Orag teve sua fundação em 17 de dezembro de 2013 junto ao CRC-SP com a finalidade de ser uma prestadora de serviços na área de contabilidade. Hoje contamos com 5 colaboradores, prontos para atender sua empresa. 

Olinda, como você vê seu papel na Sociedade?
Olinda- Atuando na área contábil há 30 anos e com conhecimento bem abrangente, percebo que a sociedade em si está sendo muito castigada pelas grandes mudanças do nosso governo nos últimos anos. Acredito que o meu papel é de estar esclarecendo e orientando dentro de uma margem considerável os efeitos negativos e positivos em se tratando de obrigações de Pessoas Físicas e Jurídicas perante nos três órgãos: Federais, Estaduais e Municipais. É muito importante que o empresário acompanhe constantemente a sua escrita junto ao seu escritório contábil, ficando em sintonia com seu contador e dividindo algumas responsabilidades a quem for de direito. É papel do Contador orientar através dos balanços fechados e analisados mensalmente informar a realidade da empresa, se ela está obtendo lucros ou prejuízos, se seu custo está sendo corretamente elaborado, buscar recursos lícitos para melhorar o resultado da empresa e assim colher frutos positivos. Quando há esta sintonia com certeza ganham empresas e contadores.  Infelizmente ainda existem clientes no mercado atual que não entendem qual é o papel do contador em relação á sua empresa. É de extrema importância que ele questione, insista em esclarecer o porquê daquele imposto ou qual a melhor tributação para a sua empresa, se o imposto pago está compatível com a realidade. Se o contador é um prestador de serviços bem esclarecedor, se ele é realmente comprometido com os resultados das empresas então eu acredito que os clientes estarão tranquilos com os serviços prestados e confiantes de que sua empresa está em boas mãos.

Vantagens e desvantagens do Exame de suficiência?
Olinda- É muito importante que todo contador recém-formado faça o exame de suficiência para poder exercer sua profissão com qualidade porque é através dele que se encontra bons e maus contadores, e isso é muito comum em nossa área, alguns podendo prejudicar a empresa que tanto lhe confiou seus serviços.



O que é a responsabilidade solidária do Contabilista?
Olinda- Responsabilidade Solidária é um assunto muito relevante e de grande interesse contábil. Se uma empresa é fiscalizada e caso encontrem irregularidades gravíssimas, tanto o empregador como o contador irão responder juntos perante a justiça, correndo o risco de ter seu CRC cassado, ou seja não é viável que o contador compactue com seu cliente erros grosseiros. Quando um cliente pretende trabalhar de forma errada temos que nos perguntar se realmente vai valer a pena correr este risco.

Qual a importância da formação do profissional contábil ou cientista para a contabilidade e as relações sociais, éticas?
Olinda- Quando estamos estudando e nos preparando para exercer esta profissão uma das palavras que mais se comenta é a Ética profissional. Um bom contador que se preza não deve compartilhar certas informações de seus clientes, sabendo que no momento da contratação de seus serviços uma das exigências foi a sua ética profissional, portanto, temos que trabalhar com seriedade e respeito.

Em época de crise o contador é visto como custo ou investimento?
Olinda- Com certeza é visto como investimento pois é nesta hora que entra a ajuda do contador para orientar seu cliente da melhor forma possível, ajudando-o a reduzir custos, pensando na saúde da empresa para que não necessite pedir uma concordata, paralisação das atividades por tempo indeterminado ou por outros motivos, o importante é conseguir alavancar a empresa mesmo com todos os seus problemas de mercado.

Como o contador pode ajudar uma empresa a crescer e melhorar os gastos e a concorrência com as demais empresas?
Olinda- O Contador não pode mais ser visto como um simples prestador de serviços onde ele só deve ficar dentro do escritório, os clientes devem sugar o máximo de informações possíveis, solicitar sua presença até a empresa, pedir ajuda quando tiver dúvidas para a tomada de decisão, ver com ele o que é mais viável no atual momento de crise, se sua tributação é a correta ou se compensa mudar, sempre visando o melhor para que haja prosperidade em um futuro próximo.



Olinda Rosa Andrade Ganzarolli
CRC: 1SP221418/o-8
Técnica em Contabilidade
 Técnica em
Processamento de Dados

Nenhum comentário:

Postar um comentário